terça-feira, 10 de setembro de 2019

Feito melhor que Perfeito

Essa frase me ajudou muito. Pra um cara detalhista, talvez até perfeccionista, que nem eu, um projeto pela metade não é apresentável, uma tarefa não está concluída até que todos seus aspectos, suas ramificações estejam concluídas. E durante a execução as coisas aparecem, e aparecem aos montes. Se ao fim de muitas horas de trabalho você se deparar com pouco ou nenhum resultado mesmo após tanto esforço, talvez este seja o motivo. Não é necessário resolver todos os problemas que aparecem na hora que aparecem, passei a anotar, deixar de lado, e voltar a focar no que estou fazendo. Claro que teve situações que precisei refazer o serviço, teve situações que tive que aprender o que fiz para poder alterar, mas foi melhor assim pois estava pronto, eu já tinha partido para o próximo passo, as metas estavam sendo alcançadas. Feito melhor que perfeito.
Este blog mesmo passará por suas alterações no futuro, a estrutura atual surgiu após não mais que 1 hora fuçando nas opções, ainda não upei nem mesmo uma imagem.
E esta frase está aqui pois também após alguns dias com o blog criado ainda não escrevi nada relacionado diretamente com o trabalho, então, vamos com o que tenho, e vamos torcer que o botão de editar funciona direito =p

Atualmente....
Tenho essa mania de colocar os pensamentos em ordem, e quase sempre a ordem que sai é cronológica. Mas não estou aqui pra ficar falando do passado, já falei demais dele até. E como estão as coisas hoje?
Hoje estou focado em desenvolver pequenos projetos, jogos que é para começar e terminar rápido, sem novidades, apenas experiência. Estive trabalhando no Kingdom Inc. durante um tempo, identifiquei Falta de Experiência como o principal motivo de este jogo nunca ter saído. Claro, vários fatores influenciaram na demora, aspectos externos me forçaram parar o desenvolvimento do jogo pelo menos 3 vezes, mas ainda estava sempre procurando um tempo para continuar desenvolvendo este jogo, e em determinado momento, refazendo o cronograma mais uma vez, percebi uma falha de design que faria o lançamento do jogo com os recursos previstos um erro. Uma dinâmica que sempre acreditei ser essencial estava fora do cronograma de lançamento! Como assim? Como pude deixar isto acontecer?
Explicando como ela foi parar fora, foi por que cometi um erro que todo desenvolvedor de jogos talvez já tenha cometido, o escopo estava grande demais. E depois de diminuir uma vez, e de novo, e de novo, cheguei em algo que eu consigo desenvolver mas que perdeu sua essência. Então decidi pausar o desenvolvimento deste jogo, e passar a adquirir mais experiência. Atualmente estou desenvolvendo uma versão minha de um puzzle que conheço como Blackbox (click me!). Nada de novo, nada de mirabolante, apenas um jogo que conheço e que decidi fazer um eu mesmo do zero. Acredito que com minhas habilidades deve ser um projeto de final de semana, estou contando as horas de trabalho, vamos ver o resultado em breve. Detalhe: já comecei errado por que não fiz cronograma, nem mesmo 1 página de GDD! Kadin, nunca subestime um projeto só por que é pequeno Kadin!

Então é isso, vou ali fazer um GDD e volto depois =p

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

The Road So Far

Beleza! O blog acabou de ser criado, estou gostando do resultado até aqui XD
Mas, diferente do blog, eu já estou na ativa há algum tempo. E de lá pra cá fiz algumas coisas que merecem menção, e é o que farei.

Antes de mais nada, passei por uma não-tão-pequena jornada e a forma que adotei para trazer os mundos pra cá é através do desenvolvimento de jogos.
Essa jornada infelizmente começou um tanto tarde, o que faz com que meu histórico no desenvolvimento seja pequeno. Formei em Mecatrônica, e paralelo a um serviço convencional eu estava focado em projetos makers, IoT e embarcados. Se nunca ouviu falar, são de forma básica tecnologias que permitem que desenvolvedores e hobbystas criem suas ideias, se bateu a curiosidade dá uma pesquisada sobre Arduino e/ou Raspberry Pi e seus projetos, tem umas coisas bem legais (e estou com preguiça de explicar >.<). Mas não era suficiente, o que eu fazia com esses carinhas era um tanto limitado, os projetos em eterno desenvolvimento antes de começar o próximo. Coisa que não aconteceu com desenvolvimento de jogos, e 2 meses depois de entrar na área, o jogo Boulder estava completo e publicado!
Está bom, vendo este jogo admito que tem muita coisa pela frente, mas hey! Eu completei um projeto! Deu certo! Logo na sequência engatei no desenvolvimento do 2º jogo, agora também com o objetivo de "iniciar a confluência", e com isso nasceu o projeto Kingdom Inc.
A ideia do blog nasceu durante o desenvolvimento deste projeto, como uma forma de devlog aberto. Algum tempo depois amadurecendo a ideia (e criando coragem), aqui estou. Isso resume o caminho até aqui.

Ok, e agora?
Agora nasceu uma nova miríade de desafios, alguns previstos outros não, então bora lá. Eu nunca fui de ler blog, e tem um tanto de coisa aqui que é novidade para mim. Entre os desafios está em ser conciso na escrita e no título kkkk. Outro é o próprio objetivo do blog, relatar o desenvolvimento, explicar as decisões, tirar da mente e por no papel.
Agora é encontrar o que falar e como falar sobre o jogo Kingdom Inc. e o jogo Boulder.
Agora é falar sobre as ideias para o futuro. Agora é ordenar o caos. ò_ó

Primeiro post! Yay! o/

Hello world! Quem já programou alguma coisa antes entendeu esta >.<"

Beleza, por onde eu começo? Eu tenho essa mania de ou querer fazer tudo certo, bonito, formal, elegante até (tentar é o que vale hein), ou simplesmente sair escrevendo tudo o que me vem à cabeça e é isso. Preferi adotar essa segunda tática aqui, claro. E vai ter textão mesmo!

Acho que é bom eu falar um pouquinho sobre mim aqui. Olá, eu sou o Kadin! Prazer em te conhecer! =p. Quando criança costumavam falar que eu vivia na lua, e bem, meio que estavam certos. Pensem naquele moleque calado, quieto, aquele moleque que vocês nem percebiam que estava lá. Este sou eu, mas eu de fato não estava lá, e sim perdido em algum pensamento aleatório, não se sintam mal por não terem percebido 8D. Enfim, tempo passa, joguei até falar chega, passei a época de escola, formei na faculdade, continuei jogando até falar chega, trabalhei aqui e ali e talz, mas ainda faltava uma coisa básica: querer estar mais neste mundo real do que viajando em seja lá o que a mente criava enquanto eu lia, jogava, assistia, fazia. A resposta é, na essência, como eu vim parar fazendo um blog (algo que não se encaixa muito bem no perfil de um inativo social, não é?). Este blog é sobre mim e minhas formas de trazer o imaginário ao real. Tá bom, vamos sair da essência aqui, vai ter muita coisa sobre o desenvolvimento de jogos, coisas sobre jogos, referências, altas referências, piadinhas tão ruins que são ruins mesmo, e qualquer coisa que eu acreditar que seja interessante.


Por que Confluência dos Mundos?

Por que qualquer outro título que pensei era brega, traria sentido errado, ou eu simplesmente não gostei.
Maaaas, principalmente, por que os diversos "mundos" que se passam em minha mente encontrarão um ponto de intersecção aqui. Espero trazer aqui as mais diversas ideias que já tive, as diversas experiências que quero transformar em realidade, compartilhar estas experiências, dificuldades, conquistas, conhecimentos e seja lá o que mais. Mas "aqui" tem mais um significado: aqui é público, não um arquivo de texto que escrevi e deixei morrer numa pasta sem backup, ou uma página de caderno arrancada que escrevi só para perder depois. Aqui é um marco, uma separação entre a segurança do anonimato e o inevitável anúncio de meus projetos. Aqui é o principal mundo da confluência, o mundo Real. Porque é só no mundo real em que a gente pode comer bem, entende? 

Enfim, Bem vindos à Confluência!