terça-feira, 10 de setembro de 2019

Feito melhor que Perfeito

Essa frase me ajudou muito. Pra um cara detalhista, talvez até perfeccionista, que nem eu, um projeto pela metade não é apresentável, uma tarefa não está concluída até que todos seus aspectos, suas ramificações estejam concluídas. E durante a execução as coisas aparecem, e aparecem aos montes. Se ao fim de muitas horas de trabalho você se deparar com pouco ou nenhum resultado mesmo após tanto esforço, talvez este seja o motivo. Não é necessário resolver todos os problemas que aparecem na hora que aparecem, passei a anotar, deixar de lado, e voltar a focar no que estou fazendo. Claro que teve situações que precisei refazer o serviço, teve situações que tive que aprender o que fiz para poder alterar, mas foi melhor assim pois estava pronto, eu já tinha partido para o próximo passo, as metas estavam sendo alcançadas. Feito melhor que perfeito.
Este blog mesmo passará por suas alterações no futuro, a estrutura atual surgiu após não mais que 1 hora fuçando nas opções, ainda não upei nem mesmo uma imagem.
E esta frase está aqui pois também após alguns dias com o blog criado ainda não escrevi nada relacionado diretamente com o trabalho, então, vamos com o que tenho, e vamos torcer que o botão de editar funciona direito =p

Atualmente....
Tenho essa mania de colocar os pensamentos em ordem, e quase sempre a ordem que sai é cronológica. Mas não estou aqui pra ficar falando do passado, já falei demais dele até. E como estão as coisas hoje?
Hoje estou focado em desenvolver pequenos projetos, jogos que é para começar e terminar rápido, sem novidades, apenas experiência. Estive trabalhando no Kingdom Inc. durante um tempo, identifiquei Falta de Experiência como o principal motivo de este jogo nunca ter saído. Claro, vários fatores influenciaram na demora, aspectos externos me forçaram parar o desenvolvimento do jogo pelo menos 3 vezes, mas ainda estava sempre procurando um tempo para continuar desenvolvendo este jogo, e em determinado momento, refazendo o cronograma mais uma vez, percebi uma falha de design que faria o lançamento do jogo com os recursos previstos um erro. Uma dinâmica que sempre acreditei ser essencial estava fora do cronograma de lançamento! Como assim? Como pude deixar isto acontecer?
Explicando como ela foi parar fora, foi por que cometi um erro que todo desenvolvedor de jogos talvez já tenha cometido, o escopo estava grande demais. E depois de diminuir uma vez, e de novo, e de novo, cheguei em algo que eu consigo desenvolver mas que perdeu sua essência. Então decidi pausar o desenvolvimento deste jogo, e passar a adquirir mais experiência. Atualmente estou desenvolvendo uma versão minha de um puzzle que conheço como Blackbox (click me!). Nada de novo, nada de mirabolante, apenas um jogo que conheço e que decidi fazer um eu mesmo do zero. Acredito que com minhas habilidades deve ser um projeto de final de semana, estou contando as horas de trabalho, vamos ver o resultado em breve. Detalhe: já comecei errado por que não fiz cronograma, nem mesmo 1 página de GDD! Kadin, nunca subestime um projeto só por que é pequeno Kadin!

Então é isso, vou ali fazer um GDD e volto depois =p