Oi. Voltei. Quero desenvolver algo mais nesse projeto chamado Confluência dos Mundos.
Construir o Sistema de Magia inteiro de uma única vez é praticamente impossível. Construir o sistema em pedaços menores se mostrou tão ou mais difícil quanto imaginava. Então vou quebrar os pedaços menores em pedaços ainda menores! Não, na verdade não sei se isso está certo, mas dane-se.
Tive um insight, que foi bem útil creio eu, pensei em resolver o problema da Transformação com o uso de módulos. Pensa nas peças de Lego (se não sabe o que é isso vc não teve infância), o brinquedo já vem com várias peças conectáveis que sozinhas tem pouco ou nenhum formato interessante, mas conforme você monta essas peças de determinadas maneiras, algo que faça sentido e seja interessante surge. Minha ideia é aplicar isso na magia. Existem "blocos de montar" que fazem algo específico com a Mana mas que por si só não fazem muito sentido ou não são muito interessantes, mas ao agrupar eles de forma ordenada, a magia surge.
Bom, preciso mergulhar mais nessa ideia para ver se é viável ou não. E o que eu preciso analisar para definir a viabilidade da ideia? Quão controlável é, aplicabilidade em termos de lógica, adaptabilidade aos diferentes sistemas de magia que existem por aí, quais e quantos módulos existem... Então #partiu responder essas tretas todas.
"Escolas da Magia" > Sistema da Magia com Mana > 4º passo, Transformação > "Módulos"
Módulos multiníveis
Voltando ao exemplo da magia de luz descrita muitos posts atrás, se aplicarmos o uso de módulos lá eu poderia dizer que feito os 3 passos anteriores, então aplica-se um módulo que transforma Mana (input) em Luz Branca (output) e que temos diferentes módulos para cada cor.
Ou poderia dizer que um único módulo transforma Mana na luz que você falar para o módulo por pensamento ou qualquer outro meio (2 inputs).
Ou poderia dizer que temos um módulo que acumula a Mana de forma preparatória para uso (como uma espécie de capacitor), então um módulo que permite o controle de quanta energia será puxada e enviada para o próximo módulo, então outro módulo que converte a Mana em Luz, aí passa por um módulo que serve de filtro de cor, enfim um módulo que expulsa essa energia de luz em forma de radiação uniforme multilateral. Os primeiros exemplos criam cenários mais controláveis e mais fácil para o usuário, enquanto que o último permite que o usuário tenha liberdade criativa na magia podendo mudar a intensidade do brilho, a cor e até direcionar a luz da forma que quiser, mas é mais difícil de garantir que não tenha nenhum exploit fora que é mais difícil para o próprio usuário entender o que está acontecendo, afinal, para um iniciante se uma simples magia de luz já tem tudo isso de formas diferentes de coisas a entender então quão complexo seria uma magia para Voar?
Ainda assim, ter tanto os módulos que já fazem o processo inteiro quanto os módulos que fazem apenas parte do processo é a melhor solução. Cria ainda mais complexidade para o desenvolvimento, mas oferece ao conjurador o maior leque de possibilidades (sem que as coisas saiam de fato do controle) edit: mentira, as coisas tem maior chance de sair do controle assim, porém é uma questão de trabalhar as possibilidades, as combinações, para manter tudo dentro de um nível controlável.
Características diferentes dos módulos
Como deve ter dado para ver já no exemplo dos módulos multiníveis, os módulos tem características. Como regra geral (que talvez se torne uma regra rígida), todos módulos tem que ter pelo menos um input e pelo menos um output, todos eles pegam alguma coisa, fazem algo com aquilo então entregam o resultado disso. Entra Mana, sai luz. Entra luz branca, sai luz verde. Entra um fluxo instável de energia, e após um pequeno delay sai um fluxo estável em algum nível que faça sentido matematicamente. Os módulos podem ter mais características, algumas presentes em todos os módulos como "eficiência de trabalho" em que uma parte da energia é perdida no processo, outros presentes em apenas alguns módulos específicos como um filtro de cor só ser possível se a energia for luz.
Penso até em fazer com que os módulos possam ter suas características alteradas pelo conjurador, como por exemplo alguém especializado em magias de um elemento tendo melhor eficiência ao usar módulos relacionados e esse elemento, ou algo mais específico como uma bênção de um deus adicionando um módulo que causa dano divino à qualquer magia que você conjure ou a contraparte, um status negativo que altera o funcionamento de um conjunto de módulos em específico. Vai depender do tamanho da complexidade adicionada.
Acesso aos módulos
Os módulos não precisam estar todos disponíveis ao conjurador. Ou melhor, ir descobrindo (talvez construindo?) esses módulos faz parte da evolução tanto quanto a construção das magias. Como o acesso a novos módulos acontece não precisa ser discutido já, mas é importante definir que esse acesso vai acontecer de forma gradual e talvez até dizer que alguns módulos tem requisitos muito, mas muito rígidos para alcançar, como ser o GM do jogo por exemplo rsrs.
Ou poderia dizer que um único módulo transforma Mana na luz que você falar para o módulo por pensamento ou qualquer outro meio (2 inputs).
Ou poderia dizer que temos um módulo que acumula a Mana de forma preparatória para uso (como uma espécie de capacitor), então um módulo que permite o controle de quanta energia será puxada e enviada para o próximo módulo, então outro módulo que converte a Mana em Luz, aí passa por um módulo que serve de filtro de cor, enfim um módulo que expulsa essa energia de luz em forma de radiação uniforme multilateral.
Os módulos não precisam estar todos disponíveis ao conjurador. Ou melhor, ir descobrindo (talvez construindo?) esses módulos faz parte da evolução tanto quanto a construção das magias. Como o acesso a novos módulos acontece não precisa ser discutido já, mas é importante definir que esse acesso vai acontecer de forma gradual e talvez até dizer que alguns módulos tem requisitos muito, mas muito rígidos para alcançar, como ser o GM do jogo por exemplo rsrs.
Conjuntos de módulos
Todos os módulos pertencem a um ou mais conjuntos, e funcionam dentro desses conjuntos. E quando digo conjunto quero dizer que todos os módulos que funcionam com Mana fazem parte de um conjunto; os que funcionam com a energia Luz fazem parte de outro conjunto; os módulos de que transformam uma energia em outra farão parte dos 2 conjuntos ao mesmo tempo ou talvez tenha separação quanto ao conjunto no lado do Input e do lado do Output; e posso até dizer que existem subconjuntos como módulos que tratam a forma de propagação da luz pertencendo ao conjunto da luz. A definição desses conjuntos provavelmente será completamente arbitrária, mas o mais importante aqui é que os módulos serão criados para funcionar apenas com o restante do conjunto, será impossível conectar módulos de conjuntos diferentes sem algo que faça essa ponte. Isso serve para conseguir separar as Escolas de Magia mas sem cortar completamente os laços, já que conhecendo os módulos que façam a ponte será possível unir duas escolas numa magia só. Também é possível que seja criada toda uma nova Escola na área intermediária, quem sabe.
Algumas outras dúvidas e possíveis respostas:
- Existe um limite de módulos usados durante a transformação?
Não! Mas uma limitação frouxa, indireta, tipo construir um módulo leva um tempo e manter os módulos energizados consome mana (ou estamina?) pode ser bom.
- O que fazer quando uma magia simples gerar um efeito desequilibrado?
Bom, estou respondendo agora mas acho que terei que rever as respostas depois. Primeiro seria ver se é realmente desequilibrado. Tipo, e se todos começarem a fazer isso? Uma alavanca permite a aplicação de uma força sobre-humana, mas tudo que é necessário é um pouco de conhecimento e algumas ferramentas extremamente simples. O uso inteligente da magia é tão ou mais importante que uma abordagem de força bruta, nem sempre uma magia simples superando uma magia complicada é uma quebra das regras. Mas caso seja, então aí é hora de rever as regras, nesse caso espero que todas essas características que adicionei aos módulos permitam controle suficiente, mas sem um caso para estudo fica difícil saber o que estaria faltando. Imagino que o momento certo seja quando a experiência do(s) jogador(es) é afetada negativamente, como a magia de voo que simplesmente quebra a maior parte dos desafios num RPG.
- Espera-se que uma magia complexa tenha muitos módulos, e um conjurador refazer todas eles todas as vezes até que faz sentido. Mas num jogo isso não seria divertido, o que fazer?
Eu penso em blueprints, você faz a magia uma vez e salva ela. Depois basta mandar o jogo replicar aquilo. Talvez fique apelão demais, mas aí quando chegar nessa situação eu penso em como melhorar.
Algumas outras dúvidas e possíveis respostas:
- Existe um limite de módulos usados durante a transformação?
Não! Mas uma limitação frouxa, indireta, tipo construir um módulo leva um tempo e manter os módulos energizados consome mana (ou estamina?) pode ser bom.
- O que fazer quando uma magia simples gerar um efeito desequilibrado?
Bom, estou respondendo agora mas acho que terei que rever as respostas depois. Primeiro seria ver se é realmente desequilibrado. Tipo, e se todos começarem a fazer isso? Uma alavanca permite a aplicação de uma força sobre-humana, mas tudo que é necessário é um pouco de conhecimento e algumas ferramentas extremamente simples. O uso inteligente da magia é tão ou mais importante que uma abordagem de força bruta, nem sempre uma magia simples superando uma magia complicada é uma quebra das regras. Mas caso seja, então aí é hora de rever as regras, nesse caso espero que todas essas características que adicionei aos módulos permitam controle suficiente, mas sem um caso para estudo fica difícil saber o que estaria faltando. Imagino que o momento certo seja quando a experiência do(s) jogador(es) é afetada negativamente, como a magia de voo que simplesmente quebra a maior parte dos desafios num RPG.
- Espera-se que uma magia complexa tenha muitos módulos, e um conjurador refazer todas eles todas as vezes até que faz sentido. Mas num jogo isso não seria divertido, o que fazer?
Eu penso em blueprints, você faz a magia uma vez e salva ela. Depois basta mandar o jogo replicar aquilo. Talvez fique apelão demais, mas aí quando chegar nessa situação eu penso em como melhorar.
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