terça-feira, 12 de outubro de 2021

O problema da Transformação

    Viver não é fácil não. Morar numa cidade pequena que parece fazer questão de ficar travada no tempo não ajuda. Trabalhar do amanhecer até o anoitecer quase todos os dias e ainda tentar tocar projetos paralelos no tempo livre consome a pessoa. Eu acho. Por que comigo foi mais pra ficar jogando alguma coisa no tempo livre mesmo. Monster Hunter World é muito bom! Mas enfim, eu não vim aqui para ficar falando das procrastinações dos problemas da vida, eu vim tentar construir mais uma peça neste projeto que é o blog Confluência dos Mundos. 

    Outro dia, estava lá eu entediado e fui jogar Factorio. Dei load num save que já vinha jogando, e me deparei com mais de 10 minutos "perdidos" apenas olhando para aquilo tudo que eu tinha feito. Uma megafábrica lançando foguetes pro espaço sem parar. Eu estava olhando e relembrando como as coisas eram antes, num save novo você começa com uma mochila e uma picareta e nada mais. Ficou aquele sentimento de "cada pouquinho de tempo que fui jogando ao longo dos dias eu fui criando algo mais" e depois de várias dezenas de horas de jogo esse amontoado de "algo mais" ficou tão grande e complexo que é difícil e também bastante satisfatório você olhar e falar: "Eu fiz isso."

    Este blog foi criado em 2019, apesar de não poder comparar realidade com jogos já que eles são feitos para desafiar na medida certa e dar uma sensação de evolução com certa constância, eu percebo que ainda assim eu deveria estar fazendo mais por aqui. Eu deveria vir aqui e dedicar um pouquinho do meu tempo e tentar construir "algo mais". Então vamos tentar esse formato.


Eu ainda não passei do problema da Transformação. 

    Em meu post anterior eu mostrei diferentes abordagens para esse problema. Afirmei que a Mana pode se transformar em qualquer coisa que o conjurador deseje, desde que o conjurador tenha o conhecimento daquilo para passar para a Mana. Também disse que isso por si só é perigoso para a saúde do sistema então é necessária a aplicação de um intermédio que permita um controle de como isso vai funcionar. Adicionei também uma regra que a Transformação da Mana não é necessariamente absoluta, é apenas a Mana se comportando como o algo transformado e não o algo propriamente dito, mas não disse o que é necessário para que a transformação então se torne perfeita. Conclui, pelo menos parcialmente, que precisaria criar "Conceitos" para regrar a Transformação, e agora adiciono nessa explicação que estes "Conceitos" precisariam ser Definíveis, Quantificáveis, Exatos, não necessariamente booleanos mas ainda assim precisariam de características que os façam poder ser diferenciáveis na programação, para que um computador saiba dizer o que é um e o que é outro.

    Durante o tempo entre o post anterior e este, eu estive desenvolvendo mais deste papo mágico. Um pouco no caderno, um pouco na Unity, outro pouco em tabelas de excel e modelos no Yed, e mais um pouco na própria cabeça, jogando coisas relacionadas a magia e a criação dela, lendo coisas relacionadas a magia (destaco aqui que vi ambos, a magia fantasiosa e também a magia do mundo real, que não é o que eu quero pra confluência mas toda essa fantasia veio de algum lugar!). E não encontrei uma boa resposta ainda. Vi várias fontes que pareceram tão inspiradas na magia quanto eu, mas que no fim das contas a criação deles não trilhou o mesmo caminho que eu trilho. A parte do "sistema de magia" é pulada ou explicada em pedaços pequenos, insuficientes para mim. Eu não quero acreditar que estou sozinho nessa, se tiver alguém por aí lendo isso daqui e que seja doido o suficiente de querer discutir sobre como os magos nos rpgs podem conjurar magias, me chame! 

    Enfim, voltando para o assunto, eu não consegui construir uma resposta para essa questão da Transformação ainda, a internet também não me deu essa resposta ainda, está na hora de mudar de abordagem. Mal Feito melhor do que Não Feito (e a frase tá só piorando kkk). 

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