sábado, 10 de outubro de 2020

O Grimório do Kadin, pág 4

 Energias, Mana e Primeiros Passos, Pt3

    O seu entendimento de como fazer a Mana se mover é o que chamados de Manipular a Mana, e este domínio influencia diretamente em seu potencial como conjurador.
    Existem formas de saber como está seu domínio no Sentido e na Manipulação da Mana, e para a terceira etapa, um bom controle é necessário. Até este momento, o que foi feito foi na Mana do ambiente, e este tipo de domínio é lento e limitado, o potencial de transformação da Mana não é explorado assim, você te, que remover a resistência dela, subjuga-la, transforma-la em uma energia que é sua, e para isso, você usa seu próprio corpo. É por isso que um domínio é necessário, não tem como uma energia descontrolada correndo pelo seu corpo ser algo bom.
    Seu corpo é como uma esponja, e a Mana ao seu redor é a água. Absorva-a. Mova a Mana pelo seu corpo, expulse-a e absorva novamente. Faça devagar, não se force, acostume-se com o sentimento, acostume seu corpo com a energia que flui em você.
    Duas mudanças ocorrerão: seu corpo passará a se comportar de fato como uma esponja, absorvendo sozinho a Mana sem que você precise fazer algo a respeito; e a Mana em você passa a ser mais ágil, mais concentrada, e flui melhor. Perceba que assim que ela deixa seu corpo ela rapidamente volta a ser como a do ambiente, se isso acontecer é porque aprendeu como dominar a Mana. 


Não gosto da ideia de que magia seja infinita. Ela não é onipotente, e o conjurador menos ainda. É necessário algum limite nisso, a resposta novamente foi tirada das histórias, mas dessa vez foi até instintivo: o próprio corpo do conjurador é o canal para usar a Mana (e as outras energias também, embora eu não queira fazer dessa uma regra absoluta), mas para fazer isso ele sofre desgaste. Sempre haverá um limite em quanta Mana o conjurador pode manipular, por mais adepto que ele seja. 

Essa maneira também trás outras vantagens: já explica por que alguns conjuradores conseguem manipular mais energia que outros, explica o conceito de Mana Regen passivo, e até toca nas bordas de eficiência de conjuração, como Velocidade na Manipulação da Mana e Concentração da Mana, coisas que podem ser usadas mais pra frente. De fato, essa eficiência na conjuração é talvez a diferença mais fundamental entre um feiticeiro e um mago, mas isso fica para outro post, ainda farei uma comparação entre todas as classes conjuradoras. 

Penso também que não são todas as pessoas que são aptas a manipular a Mana desse jeito, mas não vamos pensar nas exceções agora. A vida é injusta, um pode ser melhor que outro usando a mesma quantidade de esforço, mas ao mesmo tempo não gosto de definir coisas de nascença, então mesmo que uma pessoa nasceu sendo completamente incapaz de conjurar magias, falhe em cada forma de se tornar um conjurador, sempre terá outro jeito. 

Já vou adiantando aqui: não quero definir nomes, não quero definir classes, não quero essas limitações que só fazem sentido para equilibrar classes e limitar papéis de jogador, então conforme esse projeto progredir eu posso usar os termos que existem por aí apenas como nomes, mas como disse logo no começo do Grimório, seu caminho é você quem faz, e a Teoria da Magia tem que permitir isso. 

Então é isso, deixo aqui a página 4 do Grimório, com pelo menos uns 3 ganchos para páginas futuras.

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